Faça o seu Login

Nome

 

Senha

 

Esqueci minha senha

 
 
 

Fazer meu Cadastro


Associação dos Ex-Alunos do Colégio Militar de Salvador - CMS




EventosTodos os Eventos

 
 
Histórico

Uma história de dedicação e lutas

A Associação dos Ex-alunos do Colégio Militar de Salvador foi fundada no dia 17 de Janeiro de 1984, no então auditório do CMS. Na reunião de fundação estavam presentes 53 ex-alunos, que incentivados pelo então Coronel Benito Nino Bisio, comandante do Colégio, tiveram a iniciativa de fundar a Associação que teve como primeiro presidente, Valmar Fontes Hupsel. A Associação ergueu-se com os objetivos de congregar os ex-alunos, oferecer atividades de cunho recreativo, esportivo e sócio-cultural, bem como cooperar com os poderes públicos e privados no estudo, orientação e solução dos problemas relativos aos interesses da sociedade.

A luta, nas mais variadas vertentes, foi uma constante no dia-a-dia de todos que estiveram à frente da Associação. A interrupção das atividades do CMS em 1989 representou um grande impacto para a jovem Associação. Mas sem esmorecer, ela mesma tornou-se uma das principais articuladoras do renascimento do CMS. Seus membros deram-se as mãos e irmanados, numa verdadeira força-tarefa, empreenderam as mais variadas ações, tanto no âmbito do governo estadual baiano, quanto na esfera do então Ministério do Exército. A destemida e cativante luta travada em prol do CMS, sob a regência do então Tenente-Coronel Ivan Sérgio Martins de Souza que orquestrava de forma harmônica as diversas ações, envolveram todos os matizes da sociedade baiana. O resultado não poderia ter sido outro: o Portão das Armas foi reaberto para que os jovens novamente pudessem ingressar no Recinto Sagrado, em 1994.

Atualmente, a Associação encontra-se numa nova fase, com ampla perspectiva de atividades, visando superar os vários desafios e adequar-se a celeridade que o tempo lhe impõe. É inegável que muito se fez. Contudo, é inegável, também, que há muito por fazer. Um planejamento sistemático a médio e longo prazo está traçado para alcançarmos nosso objetivo. Um aspecto importante que deve ser ressaltado é o continuado esforço no sentido de promover o encontro entre as várias gerações. Para tanto a Associação procura sempre se envolver em algumas atividades inerentes à rotina do CMS, dentre elas: o desfile de sete de setembro; os torneios de integração entre ex-alunos e alunos do CMS; e os churrascos anuais de confraternização de ex-alunos e ex-professores que todo fim de ano realizamos.

Agora com o envolvimento de mais ex-alunos nossa caminhada será mais produtiva daqui para frente. Temos a satisfação de sermos mais de 400 ex-alunos cadastrados no e-grupo, um verdadeiro celeiro de profissionais liberais, empresários, militares, servidores públicos, enfim, uma diversidade que nos enriquece possibilitando ampliar o horizonte de relacionamento. E, como consequência natural dessa seleta diversidade, percebemos que estamos imiscuídos nos mais diversos segmentos da sociedade, ganhando, dessa forma, um diferencial significativo e força inimaginável.

Essa história vem sendo construída dia a dia, por cada um dos ex-alunos que se orgulham de um dia terem feito parte da "mocidade gloriosa altaneira". Aos que hoje habitam o Recinto Sagrado, lembramos que nesse solo que vocês estão agora, vários meninos e meninas também nele pisaram. Cada um deixou ali a marca da sua história, o seu anseio, a sua esperança, a sua vitória, a sua parcela da vida. Mas saibam que concluir seus estudos no CMS não será jamais o ponto final, mas apenas uma etapa e que aqui estaremos de braços abertos para acolhe-los e acompanha-los no decorrer das suas vidas, pois os colegas de ontem serão amigos para sempre.